Chamada para a caravana virtual CriAção Amazônia contra a crise climática

[EspañolEnglish] A Amazônia, como coração do planeta, irradia energia e criatividade para enfrentar o colapso do clima. A floresta amazônica não é apenas ar, água, biodiversidade, mas também sintetiza memória daqueles que vieram antes de nós e esperam por uma vida em harmonia conosco mesmos, com todos os seres humanos e com toda a criação da natureza.

Os povos indígenas e as mulheres da floresta, com seus corpos-territórios, nos chamam a nos tornarmos amazônicos e, com espírito da Amazônia, lutar contra a mudança climática, abraçarmos a defesa da vida, sairmos do consumismo predatório e da exploração dos seres humanos e da Mãe Terra.

A Amazônia nos chama a superar a cegueira do crescimento ilimitado, para superar o sistema capitalista, patriarcal, antropocêntrico, racista e colonial, a fim de restaurar o equilíbrio dos ciclos de vida do planeta Terra e garantir os direitos humanos, os direitos dos povos indígenas e os direitos da Mãe Terra.

Assim, a Assembléia Mundial pela Amazônia convoca todas  e todos a participar ativamente das várias atividades que estão sendo programadas para a Semana Climática Mundial (21 a 27 de setembro), e em particular convida para o Grito da Selva, organizado pela Confederação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), para o dia 22 de setembro. A Assembleia chama também a participar da Caravana virtual CriAção Amazônica contra a crise climática que busca:

  1. Reafirmar a necessidade de autogoverno comunitário com autocuidado sanitário e prioridade para vacinas seguras para os povos indígenas, sem politização ou coerção, no âmbito de uma consulta prévia livre e informada.
  2. Repudiar o Acordo de Livre Comércio entre a União Européia e o Mercosul,  devido a seus impactos perversos sobre a Amazônia, o emprego e os serviços públicos.
  3. Fortalecer ações contra o agronegócio, mineração e extração de petróleo, exploração madeireira, mega-hidroelétricas e mega-obras de infra-estrutura, OGMs, agroquímicos e queimadas que causam etnocídio, genocídio e ecocídio.
  4. Amplificar o apelo “Amazônia ou Bolsonaro!” e fortalecer as ações contra os governos que destroem a Amazônia e os territórios dos povos indígenas.

Para participar da Caravana Virtual CriAção Amazônica, compartilhe sua iniciativa, ação, protesto e/ou proposta utilizando a hashtag #CreacionAmazonica e #Amazonizate e envie um vídeo de um (1) minuto de sua demonstração para nosso e-mail asambleamazonica@gmail.com, até 18 de setembro. Inclua seu número Whatsapp para entrarmos em contato com você.

A Caravana virtual CriAção Amazônica contra a crise climática procurará tornar visíveis as diferentes iniciativas em um evento que será transmitido no Facebook e Youtube no dia 24 de setembro às 13h horas do Equador, Colômbia e Peru, às 14h horas da Bolívia, Chile, Paraguai, Guiana e Venezuela, e às 15h horas do Brasil-São Paulo e Suriname, e às 20h da Europa.

3 comentarios sobre “Chamada para a caravana virtual CriAção Amazônia contra a crise climática

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: