[Español – English] A Amazônia, como coração do planeta, irradia energia e criatividade para enfrentar o colapso do clima. A floresta amazônica não é apenas ar, água, biodiversidade, mas também sintetiza memória daqueles que vieram antes de nós e esperam por uma vida em harmonia conosco mesmos, com todos os seres humanos e com toda a criação da natureza.
Os povos indígenas e as mulheres da floresta, com seus corpos-territórios, nos chamam a nos tornarmos amazônicos e, com espírito da Amazônia, lutar contra a mudança climática, abraçarmos a defesa da vida, sairmos do consumismo predatório e da exploração dos seres humanos e da Mãe Terra.
A Amazônia nos chama a superar a cegueira do crescimento ilimitado, para superar o sistema capitalista, patriarcal, antropocêntrico, racista e colonial, a fim de restaurar o equilíbrio dos ciclos de vida do planeta Terra e garantir os direitos humanos, os direitos dos povos indígenas e os direitos da Mãe Terra.
Assim, a Assembléia Mundial pela Amazônia convoca todas e todos a participar ativamente das várias atividades que estão sendo programadas para a Semana Climática Mundial (21 a 27 de setembro), e em particular convida para o Grito da Selva, organizado pela Confederação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), para o dia 22 de setembro. A Assembleia chama também a participar da Caravana virtual CriAção Amazônica contra a crise climática que busca:
- Reafirmar a necessidade de autogoverno comunitário com autocuidado sanitário e prioridade para vacinas seguras para os povos indígenas, sem politização ou coerção, no âmbito de uma consulta prévia livre e informada.
- Repudiar o Acordo de Livre Comércio entre a União Européia e o Mercosul, devido a seus impactos perversos sobre a Amazônia, o emprego e os serviços públicos.
- Fortalecer ações contra o agronegócio, mineração e extração de petróleo, exploração madeireira, mega-hidroelétricas e mega-obras de infra-estrutura, OGMs, agroquímicos e queimadas que causam etnocídio, genocídio e ecocídio.
- Amplificar o apelo “Amazônia ou Bolsonaro!” e fortalecer as ações contra os governos que destroem a Amazônia e os territórios dos povos indígenas.
Para participar da Caravana Virtual CriAção Amazônica, compartilhe sua iniciativa, ação, protesto e/ou proposta utilizando a hashtag #CreacionAmazonica e #Amazonizate e envie um vídeo de um (1) minuto de sua demonstração para nosso e-mail asambleamazonica@gmail.com, até 18 de setembro. Inclua seu número Whatsapp para entrarmos em contato com você.
A Caravana virtual CriAção Amazônica contra a crise climática procurará tornar visíveis as diferentes iniciativas em um evento que será transmitido no Facebook e Youtube no dia 24 de setembro às 13h horas do Equador, Colômbia e Peru, às 14h horas da Bolívia, Chile, Paraguai, Guiana e Venezuela, e às 15h horas do Brasil-São Paulo e Suriname, e às 20h da Europa.
Somos os povos indígenas do Brasil estamos juntos com aliados da causa ambiental na preservação da natureza
Me gustaMe gusta
Apoio amplamente esta causa. Não podemos repetir em pleno século XXI, o que os EUA fizeram nos sec. XVIII e XIX com a conquista do oeste. A ciência vem provando por A + B, que a floresta de pé é parceira do agronegócio e que só fortalece a produção de commodities. Não podemos ser acéfalos neste momento. Guardemos nossa ira e nossos preconceitos e passamos a olhar numa só direção, o da preservação de nossos recursos naturais e dos povos da floresta. Quando falo floresta, refiro-me também aos outros biomas não florestais.
Me gustaMe gusta