Encontro de Saberes: Amazônia e Mudanças Climáticas

Em rumo ao X FOSPA, o encontro reunirá os conhecimentos científicos e tradicionais em mesas redondas nos dias 20, 21, 22 e 23 de Outubro.

Com o avanço do capitalismo e do seu modelo desenvolvimentista predatório, a região amazônica encontra-se sob constante ameaça, sendo atacada no que tange aos seus povos, sua fauna, flora e ancestralidade. Os ataques directos aos direitos dos povos amazónicos, a intensificação da desflorestação descontrolada e da degradação ambiental, e a ameaça à existência humana, só aumentaram nas últimas décadas.

Em meio a um cenário internacional de conflito, no que diz respeito aos 9 países banhados pela bacia amazônica, mostra-se fundamental a aliança dos povos da floresta com os cientistas e movimentos socioambientalistas em busca da união de conhecimentos para resistir e melhor lutar.

O Encontro de Saberes se apresenta como um espaço de troca de aprendizados tradicionais e científicos, que terá como protagonistas os detentores desses conhecimentos, bem como representantes de povos e movimentos sociais da Pan-Amazônia.

O Encontro deverá materializar um rico intercâmbio de conhecimentos e experiências que reforcem a luta contra a globalização económica, a violência, a falta de respeito pelos direitos dos povos, a destruição da biodiversidade e o desequilíbrio climático. Expressará a firme convicção de que a Amazónia está no centro do mundo e que os seus povos são os defensores, nos seus territórios, dos interesses da Humanidade para uma vida justa, equitativa e saudável.

As conclusões do Encontro de Saberes Amazônia e Mudanças Climáticas serão expressas através de uma Carta à Conferência COP-26 a ser realizada em Glasgow, Reino Unido, em Novembro de 2021.

O local que receberá o evento é o auditório Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), nos dias 20, 21, 22 e 23 de outubro de 2021. Entre os tópicos a serem discutidos estão: O Estado das Perspectivas para a Humanidade; Alterações Climáticas, Saúde e Soberania Alimentar; Defesa do Território e Alterações Climáticas; Alterações Climáticas e Grandes Projectos; Desflorestação, Destruição e Sócio-biodiversidade devido às Alterações Climáticas; Resistência Financeira; Interculturalidade; Diálogo entre a Amazónia e os povos do mundo. O encontro será híbrido, transmitido em directo nas redes sociais da FOSPA e contará também com intervenções culturais amazónicas.

Acompanhe as redes sociais do FOSPA para saber mais!

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: