[FOSPA / 25 junho 2022]
O FOSPA Guyane Francesa e FOSPA Amapá mais uma vez entrelaçam conhecimentos e sentimentos com o intercâmbio entre as suas delegações, seguindo a organicidade e metodologia de participação do X FOSPA Belém 2022, nas Casas de Saberes e Sentires e com as Iniciativas de Ação: Vidas Negras na Amazônia, Nossa Vida é nossa Roça e a Convenção 169 da OIT.
O primeiro intercâmbio de 2022 entre os Pré-Fóruns FOSPA Guyane Francesa e Amapá acontece hoje,25 de junho, e se estende o dia 26 de junho, na Câmara de Comércio do Distrito da Guiana Francesa na cidade de Caiena. No mês seguinte, será a vez da delegação franco-guyanense juntamente com o Suriname, aportarem em terras tucujus de 24 a 26 de julho de 2022, para o intercâmbio Pré-Fórum FOSPA Amapá e Guyane Francesa, na cidade de Macapá e em seguida, no dia 27 de julho, navegarão em caravana rumo a X FOSPA – Belém.

O Pré-Fospa Guyane Francesa em 2019 apresentou como o tema “Nou bati a nou lavi” (Nossa Roça é nossa Vida) trazendo a questão da importância do território produtivo, da terra nossa de cada semeia e colheita, de cultivar seu alimento em prol da vida. Porém, a pandemia de 2020 trouxe, entre outras coisas, o desafio de plantar, de cultivar e principalmente de se alimentar, trouxe a escassez de alimento e o aumento da fome, não somente na Guyane Francesa mas no mundo todo, explicou Nora Stephenson.
Nesse sentido, neste ano de 2022, a Guyane Francesa traz o tema “Nou Lavi a nou Bati” para sua sétima edição do Pré-Fórum Guyana Francesa, significando “Nossa vida é nossa Roça” ressaltando que, a vida vale muito mais do que qualquer coisa neste momento tão desafiador em que vivemos. “Queremos incentivar cada vez mais pessoas a cultivar seu próprio alimento e consumir cada vez menos. A Guyane Francesa é vista pela Europa como um território de consumo e nós sabemos que aqui não é bem assim, nós podemos plantar e cultivar muito e sermos produtores de alimento vital, produtores de vida” enfatiza Nora Stephenson, coordenadora do FOSPA Guyane Francesa.
Este Pré-fórum enseja fortalecer cada vez mais a aliança de lutas e integração entre esta relação bilateral Amapá-Guyane Francesa que é mutuamente relevante e construtiva, mas também, ser a voz principal da luta que alimenta o FOSPA Guyane Francesa no Fórum Social Pan-amazônico 2022, rumo a Belém do Pará.
Texto: Celleny Servitta
Foto portada: Delegação FOSPA AMAPÁ em Caiena, com Nora Stephenson – Cordenadora do FOSPA Guyane Francesa (ao centro) e Fabien Canavy (a esquerda) do MDES – Movimento de Descolonização e Emancipação Social e também FOSPA Guyane Francesa. Foto: divulgação